A Bomba térmica, um sistema muito limpo para esquentar a água e usa energia do ambiente.

O homem descobriu o fogo há mais ou menos 1,5 milhões de anos atrás. Para a humanidade era um grande progresso, que mudou a vida tanto quanto talvez a inovação da máquina a vapor dois séculos atrás. 

Mas a eficiência dessa forma de esquentar a comida ou a água é muito baixa, e funciona enquanto tiver madeira suficiente à disposição. Hoje, com o gasto gigantesco de energia, e uma população mundial crescendo a cada dia, sistemas mais eficientes são necessários para entrar num caminho sustentável. E a Porto da Lua fez grandes investimentos em sistemas eficientes de energia para oferecer aos seus clientes água quente produzida de forma sustentável.

A chave são equipamentos que usam energias renováveis como energia solar ou aparelhos com grande eficiência energética como, por exemplo, a bomba térmica.

Água quente com bomba térmica

O Hotel Praia do Forte Porto da Lua produz água quente com bomba térmica – a fonte de energia doa o ar ambiente para esquentar a água quente para uso dos hospedes da Praia do Forte sustentável. Como funciona: a bomba esfria o ar ambiente e usa essa energia para esquentar a água. Funciona como frigobar e ar condicionador. Só que normalmente é usado a parte fria, e o ar quente é jogado fora num aparelho com ventilador.

Numa bomba térmica o sistema quente é usado para esquentar a água. A parte fria é usada para esfriar o almoxarifado. E qual é a vantagem? Usa só uma fração de energia em comparação a um sistema a fogo (gás) ou elétrico (com resistência).

Pousada Praia do Forte, pioneira bomba térmica

E assim, a Pousada Praia do Forte - Porto da Lua conseguiu demonstrar que, na Bahia com suas condições climáticas características são possíveis oferecer soluções muito mais eficientes e com custo mais baixo. Mas, se todo mundo fizesse assim, esses aparelhos seriam vendidos quase ao mesmo preço que um congelador. Vale a pena? Claro, porque a humanidade não tem outra opção de viver mais inteligentemente com os recursos que esse planeta maravilhoso está oferecendo à civilização.
Detalhes técnicos: meio ambiente com bomba térmica

A eficiência de uma bomba térmica é definida por um fator que se chama coeficiente de eficiência teórico de uma maquina Carnot é:

TH é a temperatura na parte quente, no boiler do sistema de água quente e
TC é a temperatura no lugar quente, no sistema da Porto da Lua no ar ambiente:

No caso do sistema do Porto da Lua a água quente TH tem 60°Celsius, em Kelvin são 273°C mais 60°C = 333°C, e a ar ambiente tem 30°C, em Kelvin são 273°C mais 30°C = 323°C.

Com esses valores a bomba térmica tem um COP teórico de = 10,76. Que isto quer dizer? Com um kWh de eletricidade, o Hotel Porto da Lua com seu sistema ambiental sustentável produz 10 kWh de calorias para produzir água quente. De onde vem a diferença, os 9 kWh? Do ar ambiente, que foi resfriada. E, para ainda mais aperfeiçoar essa caminho sustentável, o ar que foi esfriado é usadao para esfriar o almoxarifado.

Naturalmente, o valor do COP não é 10,76. Tem perdas como todas as maquinam, mas com as medidas feitas nos achamos que chegamos perto de 7. Ainda sete vezes melhor do que queimar gás ou usar resistência elétrica.

Porque esta tecnologia não é mais usada em outros hotéis ou até em residências? Não sabemos – mas sabemos que seria um caminho muito inteligente. Esperamos que outros queiram aproveitar essa experiência. O produto sendo utilizado foi bom? Por enquanto estamos decepcionados com o serviço, mas talvez tenha outros fornecedores que ofereçam um suporte melhor.

Mas faz parte de toda fase inicial, e não temos duvida que um sistema como o instalado no Hotel Porto da Lua ainda terá um papel importante no futuro– a favor do uso sustentável com os recursos ambientais.