Deutsch English português Veja nosso Paraíso na revista Turismo e Viagem

Porto da Lua, Culinária especial

Hotel-Restaurante, culinária baiana e internacional
Porto
01.jpg02.jpg03.jpg04.jpg05.jpg

Pousada-Praia do Forte restaurante, culinária Baiana e internacional

Culinária baiana e cozinha internacional, muito apreciada

A Culinária Baiana é uma mescla das tradições africanas, portuguesas e indígenas. Ela é diferenciada pelo tempero mais forte à base de azeite de dendê, leite de coco, gengibre, pimenta de várias qualidades. Na Pousada-Praia do Forte oferecemos culinária baiana e mediterrânea, e temos uma carta de vinhos nacionais e estrangeiros, caipirinhas e outros drinques.

Pousada Praia do Forte Restaurante cozinha baiana

Noelia é a chefe da equipe da cozinha do Praia do forte Hotel Porto da Lua. Ela lidera uma equipe bem treinada para “mimar” e agradar a todos os hóspedes com a culinária focada na cozinha baiana e na mediterrânea. Só trabalhamos com produtos frescos e de primeira qualidade, de preferência da região. Os pratos são preparados na hora, com produtos selecionados. O Praia do forte Hotel Porto da Lua já participou várias vezes do Festival gastronômico de Praia do Forte, que acontece normalmente no mês de Novembro.

Pratos preparados na hora com ervas naturais

Para uma cozinha saudável, não só basta limitar-se a produtos frescos. Também é fundamental evitar o excesso de sal. Por esse motivo o uso de ervas, essências e outros temperos são fundamentais no preparo dos alimentos na Porto da Lua. Se você esta seguindo uma dieta com pouco sal, pode conversar com nossos cozinheiros para que eles diminuam mais ainda o sal sem que o alimento perca o sabor. De acordo com vários estudos o sal é um dos alimentos mais relacionados a problema de alta pressão (hipertensão arterial).

Pousada Praia do Forte, culinária Baiana

Na cozinha da Porto da Lua Pousada estamos usando muitas ervas naturais, quase todas elas provendo da região como, por exemplo, açafrão, alcaparra, alecrim, alho, amaciadores de carne, baunilha, canela, capuchinha, caril em pó, cássia, cebola, cebolinha, coco, coentro, cominho, cravo da índia, cúrcuma ou açafrão-da-índia, erva-cidreira, erva-doce, essências (de amêndoa, baunilha, boldo, hortelã, laranja, louro, noz), noz-moscada, gengibre, gergelim, hortelã, limão, louro, manjericão, mel, molho de tomate dietético, mostarda, orégano, páprica, pimenta (do reino, malagueta em pó, vermelha, seca e aromática), pimentão, poejo, salsa, sálvia, sassafrás, segurelha, comilho, vinagre, zimbro.

Culinária saudável restaurante pousada Praia do Forte
Para oferecer uma culinária saudável, usamos ainda outros ingredientes para completar os pratos: alface, alfafa, abacaxi, abóbora-d’água, ameixa, amora, arroz agulha extra, arroz enriquecido cru, arroz amarelão, aveia instantânea, avelã, banana-prata crua, berinjela sem casca, caju, caqui, chá solúvel em pó, couve-chinesa, farinha de trigo, farinha de tapioca, feijão-branco cozido, framboesa, groselha, gengibre. Mas também laranja-da-bahia, laranja-lima, lima-da-pérsia, maçã com casca, maizena, manga-espada, maracujá, manteiga sem sal, mate (erva), marmelo, milho verde (espiga), nozes não industrializadas, nectarina, óleo de girassol, azeite de oliva, óleo de soja, pimentão-doce, pimentão-vermelhão, ruibarbo, suco de frutas frescas não industrializado, tapioca, uva rosada (sem casca e sem caroço), vinagre.

Pousada Praia do Forte, culinária saborosa

Na cozinha da nossa pousada Praia do Forte foi elaborada uma seleção de pratos muito especiais, como, por exemplo, o “Risotto do Patrão”, um arroz arbório com lagostas cozidas no próprio caldo com leite de coco. Outro exemplo é o prato “Penne três Continentes”, uma mescla harmônica entre sabores de Brasil, Itália e Ásia. A chefe da cozinha domina também o preparo da famosa moqueca baiana.

Receita tradicional da moqueca de peixe

Quer conhecer a nossa receita tradicional da moqueca de peixe do Hotel Porto da Lua?

Então, veja os ingredientes:
1 cebola grande picada; sal a gosto; 2 tomates picados; 1 pimentão vermelho pequeno, cortado em rodelas; 1 pimentão verde cortada em rodelas; 3 galhos de coentro picado; 100 ml de leite de coco; 3 colheres de sopa de azeite de dendê; ½ limão; 4 postas de robalo.

Preparo da moqueca de peixe

Tempere o peixe com sal e suco de limão. Deixe no tempero por 10 minutos. Numa panela (de preferência de barro para ir direto do forno à mesa), coloque o azeite e todos os outros ingredientes. Coloque as postas em três xícaras de água por aproximadamente 20 minutos. Depois despeje o leite de coco por cima do peixe. Cozinhe por mais 5 a 10 minutos até completar o cozimento. Retire do fogo todos os ingredientes, coloque em um recipiente e reserve. Separe o caldo do cozimento para o preparo do pirão. Sirva tudo junto. Rendimento: 2 pessoas.
Pousada Porto da Lua, Praia do Forte +55 71 3676 1155 - Sitemap
Porto da Lua - Praia do Forte
Porto da Lua, Praia do Forte, Bahia, nordeste do Brasil