Deutsch English português Veja nosso Paraíso na revista Turismo e Viagem

Praia do Forte - Guia de Praias

14 quilómetros do paraíso
Porto
01.jpg02.jpg03.jpg04.jpg05.jpg

Praia do Forte: Guia de Praias

Quem chega na Praia do Forte descobre em poucos minutos o verdadeiro significado da palavra ‘paraíso’. São mais de 14 quilômetros de praias repletas de belezas naturais, opções de lazer inacreditáveis e cenários que nem mesmo o mais talentoso dos artistas poderia recriar. A orla da Praia do Forte possui coqueirais, areias claras, recifes e um mar cristalino, cheio de cardumes coloridos, em grandes trechos protegidos por recifes onde são formadas piscinas naturais espetaculares. É tanta coisa para ver e visitar que você precisa se organizar para não perder nada do que a Praia do Forte tem a oferecer. Por isso, você vai encontrar nas próximas linhas um guia de praias com o essencial da Praia do Forte, com informações muito importantes para todos que pretendem conhecer este paraiso.

Começando o desbravar a Praia do Forte

O melhor ponto de partida para explorar o melhor da Praia do Forte fica no pequeno farol, bem próximo a rua principal da vila, ao lado da tranquila Praça São Francisco, onde também está localizada a pitoresca igreja que leva o mesmo nome. Em frente à praça, está a encantadora Praia do Porto da Praia do Forte, que é protegida por um recife o que torna suas águas mornas e calmas. Lá, é possível contar com os serviços de bares e barracas, que servem quitutes da região e deixam o seu banho de mar ainda mais completo.

Durante muito tempo, o farol da Praia do Forte foi conhecido por outro nome de batismo. Na verdade, tratava-se de uma construção diferente, erguida nos anos 1910. Naquela época, os frequentadores da região o chamavam de Farol Garcia D’Ávila. Mas, o tempo passou e o farol precisou ser readequado. Hoje, a torre tem 22 metros de altura e é totalmente construída em concreto. A obra de atualização do Farol da Praia do Forte foi inaugurada no dia 20 de maio de 1971 e desde então passou a ser uma referência na região. E, ainda hoje, o farol da Praia do Forte tem uma utilidade prática relevante, sendo utilizado como referência náutica com um sinal de dois flashes de 12 segundos.

Guia de Praias de Praia do Forte: do farol ao Norte

Partindo do farol, tomando como rumo a direção norte, ou à esquerda, está o famoso Projeto Tamar, uma das principais atrações da Praia do Forte e reconhecido mundialmente como um programa essencial para preservação da natureza. O Projeto Tamar conta com um interessante parque temático sobre as tartarugas marinhas e a fauna típica da região. Sem dúvida alguma, é um local que precisa ser visitado durante a sua estadia na Praia do Forte. Seguindo o passeio no sentido norte, é possível chegar depois de alguns metros a Praia do Aquário, onde também se encontra o Hotel Porto da Lua, a única pousada ‘pé-na-areia’ da Praia do Forte. E isso é uma enorme vantagem que fará toda a diferença no seu passeio. A areia da Praia do Aquário é clara e fofa, o que torna as lindas piscinas naturais do lugar ainda mais impressionantes. Por esse motivo a a praia foi batizada de Aquário, por ter a água mais cristalina da Praia do Forte. Fica até difícil descrever esse cenário em poucas palavras, é preciso visitá-lo para entender a sua magia.

No entanto, ainda há muito para ver e conhecer. Por isso, seguindo o caminho na direção norte chega-se até a Praia do Lord, que fica a mais ou menos meio quilômetro de distância da Praia do Aquário. O nome dessa praia tem uma origem bastante inusitada. Atingamente, havia apenas uma construção nesse lugar, que pertencia a uma senhora inglêsa. A proprietária tinha gestos e costumes formais, típicos dos britânicos. Dessa forma, os moradores locais indentifacaram essas características como tradicionais da nobreza britânica, e passaram a chamá-lo de ‘Lorde’. Sendo assim, a praia onde ficava a propriedade acabou sendo conhecida como Praia do Lord.

Mantendo a direção norte, seguindo por mais ou menos 300 metros, chegamos a celebrada Praia Papa-Gente. Aqui ficam piscinas naturais profundas, com até 7 metros de profundidade. Segundo os moradores locais, existem duas versões para o nome peculiar da praia. O primeiro é mais romântico e se refere às belezes naturais da praia. De tão impressionante, o cenário paradisíaco acaba hipnotizando as pessoas que o visitam e passam o dia inteiro por lá conversando e de destraindo. A segunda versão da história tem um tom mais dramático. Ela fala sobre a parte mais ao norte da praia Papa Gente, onde os recifes terminam e o mar atinge a praia com muita força. Nessa parte, a correnteza é considerávelmente forte e já teria arrastado muitos banhistas desprevenidos. Independente de qual seja a origem do nome, as piscinas naturais da Praia Papa-Gente são paradisíacas e, na maré baixa, não oferecem risco algum para aqueles que sabem respeitar a natureza. Na sequência, desembarcamos na Praia das Jangadas. O nome foi dado por ser o único lugar da região onde as jangadas podem entrar no mar, que não está mais protegido pelos recifes. Dessa forma, a praia tem uma correnteza forte e perigosa, o que a torna menos atrativa para os banhistas. Depois de mais de 10 km de praias lindissimas e completamente desertas, desembarcamos na Praia do Imbassai, onde o Rio Imbassai se encontra com o mar numa paisagem de dunas e areais impressionante.

Guia de Praias de Praia do Forte: do farol ao Sul

Bem, depois de visitar praias impressionantes do lado norte, é hora de conhecer outros pontos igualmente bonitos e atraentes. Vamos para o lado sul. Ou seja, seguindo em direção à capital Salvador. A caminhada começa logo ao sul das barracas da Praia do Porto, com uma área tranquila e bastante estreita durante a maré alta, mas totalmente protegida por recifes. Na sequência do passeio, estão a Praia do Ecoresort e a Praia Timeantuba, onde deságua o Rio Timeantuba, alimentado pela Lagoa homônima que fica um pouco mais ao interior da região. Durante a maré baixa, é possivel atravessar o Rio Timeantuba.

Cruzando cerca de 4 km de praias totalmente desertas com areia profunda, chegamos na Praia da Barra do Rio Pojuca. Aqui não é possível atravessar o rio sem a ajuda de canoas. Mas, infelizmente, não há serviço regular para garantir a travessia. Do outro lado do Rio, comeca a região de Itacimirim e Guarajuba, outros pólos turísticos do Litoral Norte da Bahia. Bem na barra do Rio Pojuca existem algumas barracas, onde é possivel curtir o sol e o mar com bebidas, peixes e tira-gostos. Continuando a caminhada, chegamos até Itacimirim, com suas lindas praias: Praia das Ondas, Praia de Espera e Praia de Itacimirim. De Itacimirm, é possível retornar à Praia do Forte com serviços de ônibus ou de táxi.
Pousada Porto da Lua, Praia do Forte +55 71 3676 1155 - Sitemap
Porto da Lua - Praia do Forte
Porto da Lua, Praia do Forte, Bahia, nordeste do Brasil