Deutsch English português Veja nosso Paraíso na revista Turismo e Viagem

Porto da Lua, a 4km do castelo

Castelo medieval, em paraíso tropical
Porto
01.jpg02.jpg03.jpg04.jpg05.jpg

Castelo medieval, Castelo Garcia D’Ávila, dentro paraíso tropical

O Castelo Garcia D’Ávila em Praia do Forte é um patrimônio nacional.

Em Praia do Forte encontram-se também sete das majestosas ruínas do Castelo da Torre de Garcia D'Ávila. Este patrimônio nacional é também chamado Torre de Garcia D'Ávila ou Torre de Tatuapara Praia do Forte ou simplesmente o Castelo Garcia D’Avila em Praia do Forte. O Castelo da Torre de Garcia D'Avila fica na entrada de Praia do Forte, logo depois da linha verde a 55km do aeroporto Salvador, o aeroporto Deputado Luís Eduardo Magalhães. No outro lado da linha verde se encontre a reserva Sapiranga. Antigamente, antes da construção do Museu para o arquiteto Wilson Reis Neto, tinha um hotel em praia do forte, o Tivoli, mais também outros hotéis na Praia do Forte Bahia que organizaram eventos e até Café de manha nas Ruínas do Castello. Hoje, o Castello é mais organizado e o patrimônio é muito mais protegido, e não oferece mais essa liberdade.

Castelo Garcia D’Ávila em Praia do Forte Salvador

O Castelo Garcia d’Ávila em Praia do Forte é considerado uma das primeiras grandes edificações portuguesas que foram construídas no Brasil. Na America, o Castelo da Torre de Garcia D'Ávila é o único exemplar de Castelo em estilo medieval. Construído por Borges de Barros, O Castelo Garcia d’Ávila em Praia do Forte foi uma instalação militar, mas também já foi a sede do maior latifúndio do mundo que já viu o planeta. As propriedades ficavam entre da Bahia e o Maranhão. A superfície desse latifúndio tinha uma área de cerca de 800 mil quilômetros quadrados. Esse tamanho é equivalente a 1/10 do território brasileiro de hoje. Era a estratégia dos portugueses dividir o Brasil em 10 unidades para marcar presença perante os outros colonizadores como Holanda, Francia e Inglaterra, todos eles interessados no Brasil.

Como chegar ao Castelo Garcia d’Ávila

O caminho de Praia do Forte é simples. Você sai da vila, direção oeste até o pórtico da entrada da Praia do Forte. Aí tem uma placa indicando o caminho para o castelo: tem uma ladeira ao lado esquerda. Agora só continuar, e depois de cerca 2 km vem à entrada do castelo. Tem uma guarita que cobra 6 Reais por pessoa.

Castelo Garcia D’Ávila, Praia do Forte, foi tombado em 1938

A superfície desse latifúndio equivaleu às áreas, somadas, de Espanha, Portugal, Itália, Suíça e Holanda. Em 1938 o Forte Garcia D'Avila, o Porto do Açú da Torre foi tombado e em 1977 foi tombado também a extensão posterior (Tombamento sob n.: 47, NO ARQUIVO CENTRAL DO IPHAN). O Forte Garcia D'Avila continua sendo uma propriedade particular e pertence hoje à Fundação Garcia D'Avila.
Pousada Porto da Lua, Praia do Forte +55 71 3676 1155 - Sitemap
Porto da Lua - Praia do Forte
Porto da Lua, Praia do Forte, Bahia, nordeste do Brasil