Deutsch English português Veja nosso Paraíso na revista Turismo e Viagem

Porto da Lua, faz parte dessa natureza

Reserva Sapiranga em Praia do Forte
Porto
01.jpg02.jpg03.jpg04.jpg05.jpg

Reserva Ecológica Sapiranga, Praia do Forte, Bahia

Reserva Sapiranga - Reserva de Mata Atlântica em estágio secundário de regeneração.

Ainda que a grande atração da Praia do Forte esteja à beira-mar, esse destino encantador também tem outras atrações fora da areia para conquistar seus visitantes. Entre elas, está a imperdível Reserva Sapiranga, que conta com 580 hectares repletos de vegetação da quase extinta Mata Atlântica em seu estágio secundário de regeneração.

A Reserva Sapiranga está localizada á apenas alguns quilômetros da Praia do Forte. Chegando aqui, é possível encontrar as informações e ajuda necessária para tirar o melhor proveito do passeio. Guias especializados oferecem dados e orientação essencial nas sete trilhas disponíveis na reserva. As trilhas são marcadas, independentemente se você pretende aproveitá-la a pé, de bicicleta, utilizando Quadriciclos ou ainda montado em um cavalo.
Onde fica a Reserva Ecológica Sapiranga

Como chegar da Praia do Forte até a Reserva Sapiranga.

No entanto, existem restrições ao número diário de visitantes, por volta de 50 pessoas, para manter o equilíbrio na reserva e garantir a operação adequada de acordo com as regras de sustentabilidade do local. Experientes biólogos podem acompanhar os passeios dando todo o tipo de orientação. Na Reserva Sapiranga há muitos animais, como Aruá, pássaros, preguiça Real, Tatuaparas e milhões de formigas que atravessam com suas pistas a trilha. Para ver pássaros a melhor hora é sedo de manha.

Também vale a pena visitar o Projeto Floresta Sustentável. O centro do projeto se encontra 500 metros depois da guarita da Reserva Sapiranga, ao lado esquerdo. Os objetivos do Projeto Floresta Sustentável são vários: cultivar e replantar árvores que eram e são nativas da Mata atlântica e a educação ambiental em diversas formas. Hoje, a mata da Sapiranga é secundária. Com a ajuda do Projeto Floresta Sustentável a vegetação cada vez vai se aproximar mais da origem das plantações naturais.

Entre as trilhas mais famosas da Reserva Sapiranga está a Trilha da Gamboa, com um quilômetro de extensão até a Gamboa, nas corredeiras do Rio Pojuca. Lá, é possível encontrar um lugar muito seguro e tranqüilo para aproveitar a água e tomar um banho de rio muito relaxante.

Também é possível seguir outras rotas para ir de encontro a outros rios da região e que também guardam agradáveis surpresas para seus visitantes, como o rio Terebeu e o rio Sapiranga, que empresta seu nome para essa reserva incrível. A reserva Sapiranga e o Projeto Floresta Sustentável é mais um motivo para você visitar a região da Linha Verde.

Antigamente, a reserva Sapiranga chamava-se Tapera, porque as casas foram construídas de barro. Só depois que Klaus Peters comprou a fazenda de Praia do Forte ele da o novo nome “Reserva Sapiranga”. Nome que pode ser derivado do rio no fundo da Reserva ou de um arvore nativa da família das Mirtáceas. O Arvore Mirtáceas é bastante rara na zona da Linha Verde.

Onde é a reserva Sapiranga?

Para chegar à Reserva Sapiranga, tem que sair da vila da Praia do Forte direção oeste, até chegar perto da Linha Verde. Você encontrara um caminho legal no mapa enzima indicado com cor branca. A distância do Hotel até entrada da Sapiranga é 6,35 km.

O caminho: Saindo do Hotel Porto da Lua você passa pela vila até chegar na entrada da vila Praia do Forte, onde se encontra a famosa Souza Bar, ao lado da Lagoa Timeantube da Reserva Timeantube. Esse trecho tem 1 km. De aí dirige se direção a Linha Verde, como indicado.

Chegando ao portão da entrada da Praia do Forte, logo ao lado da autopista da Linha Verde, de forma da uma pirâmide, você tem de novo duas opções: continuando até o asfalto da Linha Verde e seguindo por a Linha Verde direção Salvador. Depois de 2,2 km tem uma pequena ruazinha saindo ao lado direita e que liga para a guarita da Reserva Sapiranga, onde tem um estacionamento para seu carro. A entrada é 8 Reais por pessoa.

Pode também seguir um caminho de chão, como indicado no mapa em cor de branca, atravessando a linha verde por um túnel e logo chegar na entrada da Reserva Sapiranga.
Opção de caminhos
(veja mapa em cima)
Distancias:Souza Bar até entrada Sapiranga
Com bicicleta ou Quadrociclo (caminho cor branca) 5,3 km
Com carro (caminho linha verde) 4.9 km
Distancias Praia do Forte até a Reserva Sapiranga

Como a Reserva Sapiranga tem quase o mesmo acesso como o Castelo Garcia d’Avila, é recomendado de combinar um tour para aproveitar e visitar as ambas as atrações num transfer só. O transfer para visitar o Castelo Garcia d’Avila é de R$80, e o valor para combinar a visita depende do tempo que o visitante quer passar na Reserva Sapiranga. Depois um passeio extenso na floresta é bom ter um lindo apartamento frente mar para descansar.
Pousada Porto da Lua, Praia do Forte +55 71 3676 1155 - Sitemap
Porto da Lua - Praia do Forte
Porto da Lua, Praia do Forte, Bahia, nordeste do Brasil