Deutsch English português Veja nosso Paraíso na revista Turismo e Viagem

Praia do Forte Bahia

Praia do Forte Bahia
Porto
01.jpg02.jpg03.jpg04.jpg05.jpg

Praia do Forte Bahia

O vilarejo de Praia do Forte está localizado no Litoral Norte do Estado da Bahia, a 80 quilômetros de Salvador, com as coordenadas geográficas latitude 12.57°S y longitude 38.00°W. Praia do Forte é o ponto da partida da BA-099, melhor conhecida como Linha Verde, estrada ecológica que percorre o litoral baiano até o rio Real, divisa entra a Bahia e o Estado de Sergipe.

Em 1972, o empresário paulista Klaus Peters comprou a fazenda de coco na Praia do Forte, e implantou um projeto de turismo sustentável, que até hoje faz de Praia do Forte Bahia um modelo exemplar de turismo sustentável no Brasil. Pela beleza de suas praias e a biodiversidade de seus recifes de corais, Praia do Forte ganhou o apelido Polinésia de Brasil.

Nos arredores de Praia do Forte existem, como o nome sugere, as ruínas de um forte histórico, o famoso Castelo Garcia d’Ávila, construído no século XVI para proteger a cidade do Salvador das invasões francesas, e que no século XVII foi sede de um regimento até 3000 soldados armados.

Como curiosidade, existe uma série de outras localidades no literal brasileiro, que compartilham com a nossa Praia do Forte o mesmo nome, todos contanto com a presença de um forte, lindas praias, e um contexto histórico próprio.

Entre os xarás da nossa Praia do Forte Bahia no litoral brasileiro podemos citar, em ordem de norte ao sul:

Praia do Forte, Natal, RN

Essa praia encontra-se no bairro de Santos Reis, na cidade de Natal, capital do Estado do Rio Grande do Norte. A praia é protegida por arrecifes e conta, bem como a nossa Praia do Forte baiana, com várias piscinas naturais. O atrativo principal é o forte dos Reis Magos, um dos um dos cartões postais da cidade de Natal. A ponte Navarro ao lado atravessa o Rio Potenji para ligar na zona norte das praias. Como a praia é muito procurada, existem mais de 20 câmeras instaladas que monitoram e vigiam a praia 24 durante horas para garantir a segurança ao longo do litoral natalense.

Praia do Forte, ilha de Itaparica, Bahia

Localizada na ilha de Itaparica, em frente à cidade do Salvador. O acesso é pela cidade de Itaparica, no ponto nordeste da ilha. É uma praia bonita, com a pequena cidade de Itaparica no fundo. Ela fica no município de Itaparica e é um ponto preferido dos veranistas da ilha de Itaparica. A praia é de areia amarelada, medindo 300 metros à direita do forte. Suas águas são calmas e quentes, mais nem sempre tão limpas porque já fica dentro da Baía de Todos os Santos. Por sorte, as marés altas e baixas estão induzindo correntes fortes que levam as sujeiras no alto mar e trazem águas limpas na volta. Não é um conceito muito sustentável, mas funciona.

Praia do Forte, Cabo Frio, RJ

Praia do Forte é a principal praia de Cabo Frio e tem quase oito quilômetros de extensão. Mesmo assim. Essa praia linda de Cabo Frio fica lotada na alta temporada. A Praia do Forte com seu forte, o Forte São Mateus, se consolidou como cartão postal da cidade porque ela tem águas muito transparentes, mais também muito geladas. A praia é da areia clarinha. Toda a praia é urbanizada e tomada por quiosques, começando no forte São Mateus no canto direto, de vista do mar para a cidade. A praia é muito conhecida entre os velejadores. Areia limpa e muito branca, com água também limpa e muito clara. A caminhada até o Forte São Mateus e bonita onde tem um panorama lindo. As coordenadas geográficas da Praia do Forte de Cabo Frio são: latitude 22.88°S y longitude 42.00°W.

Praia do Forte, Praia Grande, SP

Este praia é localizada no município de Praia Grande, SP. É uma praia urbana, de areias brancas amareladas, e possui uma extensão de 950 metros. Oferece tem as menores ondas (menos de um metro) na cidade, e já fica próximo a São Vicente. Conta com serviços de salva vidas, um calçadão, restaurantes, hotéis, serviços de quiosques e limpeza de praia. O acesso par a praia é Avenida Presidente Castelo Branco.

Praia do Forte, São Francisco do Sul, SC

Em Santa Catarina, conseguimos de localizar até duas Praias do Forte - uma em Florianópolis, e outra nas proximidades de Joinville. Esta última encontra-se a 14 quilômetros do centro histórico de São Francisco do Sul e é bastante procurada durante o verão. Junto ao morro João Dias as areias são monazíticas. Perto do pé do Morro João Dias e perto ao Forte Marechal Luz, tem uma mureta no início da praia como separação de uma colônia de férias reservada aos militares. No canto esquerdo, o mar possui ondas calmas. Este lugar tem areia escura e possui características monazíticas. Gente que tem reumatismo procura o lugar por suas qualidades terapêuticas. Indo para a direita da praia, o mar tem grandes ondas. O lugar é conhecido como Sumidouro e é procurada por muitos surfistas. As coordenadas geográficas da Praia do Forte de São Francisco do Sul são: latitude 26° 10 3.95 S y longitude 48° 31 45.07 W.

Praia do Forte, Florianópolis, Santa Catarina

A outra Praia do Forte catarinense está localizada a de 25 quilômetros de Floripa, bem ao norte da Ilha de Santa Catarina. Nela se encontra a Fortaleza de São José da Ponta Grossa, construído no século XVIII, que em tempos coloniais foi uma das bases de defesa da ilha de Santa Catarina.
Como se vê, o litoral brasileiro fica repleto de praias denominadas de Praia do Forte. Na opinião de muitos, é a Praia do Forte baiana que reúne as praias mais lindas de todas. Mas por fim, deixaremos esta decisão pra nossos visitantes, sabendo que para todos que já conheceram a nossa querida praia do forte, só existe uma que oferece praias e coqueirais sem fim, águas mornas e transparentes, ventos constantes e calmos, natureza quase intocada e tranqüilidade, e todo isso em abundância: Praia do Forte, Bahia.
Pousada Porto da Lua, Praia do Forte +55 71 3676 1155 - Sitemap
Porto da Lua - Praia do Forte
Porto da Lua, Praia do Forte, Bahia, nordeste do Brasil